imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Superintendente Distrital recebe especialista em violência obstétrica

05/Ago/2021 - 18:16

Na manhã de hoje (05/08), o Superintendente Municipal de Integração Distrital, Vinicius Miguel, recebeu na sede da Superintendência a advogada, especialista em violência obstétrica e conselheira do Coletivo Nascer Direito, Tainá Amorim Lima, a fim de ouvir, entre outras demandas, a proposta de criação de uma Casa de Acolhimento à Gestante em Porto Velho.

Segundo Tainá, a grande extensão territorial do município gera situações de risco para gestantes que vivem distantes do distrito-sede, como traslados desnecessários e falta de apoio adequado para as gestantes atendidas na rede estadual.

A fim de mitigar o problema, Tainá sugeriu a criação de uma Casa de Acolhimento à Gestante no distrito-sede, e pediu ao Superintendente que una forças com Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) no sentido de concretizar a ideia.

Além disso, sugeriu-se uma campanha de conscientização para os servidores municipais, no sentido de prevenir a violência obstétrica em suas várias formas, e informar as famílias das gestantes para que compreendam e identifiquem as situações em que a violência obstétrica ocorre.

O Superintendente se comprometeu a estudar as propostas e intermediar o diálogo com as outras pastas, e já apontou caminhos alternativos, como a Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores e a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog).

Fonte: SMD


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho