Na tarde de hoje foi realizada a 5a Reunião da Comissão Permanente de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Porto Velho (CPCELT/CMPV), na sala de reuniões do Plenarinho, presidida pelo vereador Aleks Palitot.
Participaram da reunião representantes da Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital; das Secretarias Geral de Governo (SGG); Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur); Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema); Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur); da Fundação Municipal da Cultura de Porto Velho (Funcultural); do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); além da Associação Ferroviária Rondoniense Madeira-Mamoré (Asfromm).
A reunião teve como pauta a criação de uma força-tarefa com os órgãos presentes, a fim de fazer uma campanha de conscientização da preservação do patrimônio histórico. Através da produção de panfletos para distribuição à população e de peças a serem veiculadas em TV, rádio e internet, tem-se o objetivo de evitar o furto de peças e equipamentos da EFMM.
Com relação a peças roubadas, a comissão decidiu notificar empresas que tenham comprado ou que venham a comprar peças do acervo da EFMM, mesmo na condição de sucata.
Outra questão que foi abordada foi a ocupação das estações ferroviárias de Abunã e Jaci-Paraná com setores administrativos da prefeitura, também como forma de coibir o uso irregular de tais instalações por particulares.
Para o Superintendente Distrital, Vinicius Miguel, as ações discutidas na reunião da CPCELT têm especial importância. "O envolvimento de vários atores institucionais e o alinhamento com a missão de agir rapidamente pela defesa da Memória e História de Porto Velho é essencial," disse o Superintendente.
Fonte: SMD