Na tarde de ontem, o Superintendente Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital, Vinicius Miguel, recebeu na sede da Superintendência Washington Souza Cipriano e Erivelton Gomes Krüger, da Associação Rondoniense de Preservação da Estrada de Ferra Madeira-Mamoré.
A pauta do encontro foram questões relacionadas ao tombamento do acervo da ferrovia, preservação da memória e das dificuldades inerentes ao patrimônio histórico dos distritos.
O Superintendente destacou a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de mapear e identificar o acervo da EFMM ao longo de toda a extensão do trajeto, bem como o diálogo com membros das associações e comunidades locais, a fim de otimizar os esforços na localização de peças que tenham sido deslocadas ao longo dos anos.
Washington destacou a importância da EFMM. "Nenhuma ferrovia no mundo é tão rica em histórias quanto a nossa lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Foi através dela que o município de Porto Velho e o Estado de Rondônia nasceram, além do Estado do Acre ser anexado ao território Brasileiro, graças a EFMM."
Sobre a possibilidade de trabalhar junto à Superintendência nos esforços de preservação da gestão municipal, Washington acrescentou que "é muito importante estabelecer parcerias e trabalhar em conjunto, buscando a preservação e restauração do acervo da ferrovia. A preservação ferroviária significa preservar para gerações futuras, para os netos dos netos de nossos netos conhecerem a nossa história, as nossas origens e saber da grande importância que a EFMM tem para toda a região."
Fonte: SMD