imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18/Mai/2021 - 12:05

A Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital adere à campanha Faça Bonito — Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, criada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, e convida à comunidade à reflexão neste 18 de maio.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído no Brasil, conforme Lei Nº 9.970, de 17 de maio de 2000, para marcar a data da morte da menina brasileira de oito anos, Aracelli Cabrera Sanches Crespo, que desapareceu da escola onde estudava e que foi violentada e assassinada na cidade brasileira de Vitória, em 18 de maio de 1973.

Nessa data, a sociedade civil organizada, os poderes constituídos, as empresas e a imprensa promovem ações para enfrentar essa realidade que atinge meninos e meninas em todo o Brasil.

Em diversos estados, entidades se organizam para realizar blitzes educativas, oficinas, caminhadas, pedaladas, distribuição de material informativo, peças teatrais, panfletagens e palestras que chamem a atenção para a causa. A intenção do 18 de maio é mobilizar e convocar a sociedade a participar dessa luta e proteger crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infantojuvenil.

Em virtude da pandemia de Covid-19, o alcance dessas campanhas é mais limitado, por isso a sociedade deve permanecer ainda mais vigilante e participativa no que diz respeito a denunciar casos de abuso e exploração sexual, o que pode ser feito junto aos Conselhos Tutelares, à Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), às Promotorias de Justiça, entre outros órgãos. Há também a Central de Atendimento Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos. A ligação é gratuita, e o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

A Superintendência Distrital reconhece a importância da conscientização da população nesse sentido, não apenas nos distritos e no distrito-sede, mas em todo o país.

Veja mais

Fonte: EBC e TJ-DF


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho