O Superintendente Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital, Vinicius Miguel, concedeu entrevista ao jornalista Marcos Magalhães, da Rema TV, no último dia 27.
Entre os assuntos, o Superintendente falou sobre a importância da criação da pasta, tendo em vista a grande extensão territorial do município.
Com relação à vacinação contra a Covid-19, reforçou o trabalho que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem feito nos distritos, onde já foram vacinadas mais de 3 mil pessoas. O Superintendente destacou também a importância das demais vacinas, cujo calendário deve ser seguido a fim de evitar que outras doenças, como a poliomielite, acometam as crianças.
Sobre a alocação do orçamento, Vinicius explicou que a Superintendência ainda não tem orçamento próprio, e portanto tem que contar com o apoio das demais secretarias para atender os distritos. O Superintendente citou os secretários Alexandro Pincer (Sema) e Luiz Cláudio Pereira Alves (Semagric), bem como do secretário adjunto da Semagric, Gustavo Serbino, como ótimos parceiros na resolução de problemas no atendimento à população dos distritos.
O Superintendente também destacou a doação de móveis feita pelo TJRO. O mobiliário encontrava-se sem uso no almoxarifado do órgão, e foi doado para que a Superintendência montasse uma sala. Com isso, foi gerada uma economia de R$ 100 mil aos cofres públicos.
Sobre as ações em andamento, falou sobre o projeto Salta-Z, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), cuja parceria com a Superintendência Distrital aconteceu por meio do Superintendente Regional da Funasa, João Siqueira. O projeto de tratamento de água vem ao encontro dos anseios da gestão municipal, pois em certas épocas do ano alguns distritos demandam um caminhão pipa por dia devido à falta de água.
O Superintendente citou a importância do contato com a população, que no caso da Superintendência Distrital pode também ser realizado através das mídias sociais, como Facebook, Instagram e até mesmo Whatsapp. Essas ferramentas também são usadas como inovação na prestação de contas à população e imprensa em geral.
Com relação à agenda da Superintendência, Vinicius apontou grande economia ao se transferir as reuniões mensais com os administradores distritais para o ambiente online. O ato gera uma economia não só de dinheiro para a Prefeitura, mas de tempo também.
O Superintendente finalizou a entrevista reforçando que está aberto ao diálogo com todos os parlamentares das esferas municipal, estadual e federal, associações, comunidades, igrejas e a população em geral.
Fonte: SMD