Muita gente não sabe, mas Porto Velho abriga três terras indígenas e uma reserva indígena em sua extensão territorial. Ao todo, aproximadamente mil indígenas vivem nos limites do município de Porto Velho.
No distrito de Extrema, no oeste do estado, encontra-se a terra indígena dos Kaxarari, com aproximadamente 146 mil hectares distribuídos nos estados de Rondônia e Amazonas. No distrito de Jaci-Paraná, fica a terra indígena dos Karipuna, com 153 mil hectares distribuídos entre os municípios de Porto Velho e Nova Mamoré. Em Rio Pardo se localiza a terra indígena dos Karitiana, com cerca de 90 mil hectares. Por fim, o distrito-sede abriga indígenas da etnia Cassupá, em uma reserva às margens da BR-364.
Segundo o Superintendente Distrital Vinicius Miguel, "os povos indígenas são parte de Porto Velho, da nossa formação e de nossa diversidade cultural. Com previsão constitucional para sua defesa e proteção, há que se considerar essa enorme pluralidade social no fazer da política pública municipal."
Fonte: SMD