Por determinação do Superintendente Vinicius Miguel, um grupo de trabalho da Superintendência Municipal de Integração Distrital está em deslocamento nos distritos do Baixo Madeira com o objetivo de mapear artesãos e empreendedores, em especial as mulheres que desempenham tais atividades.
Na primeira parte do trabalho estão sendo cadastrados membros da comunidade que já produzem seus produtos pautados na subsistência e cultura local.
O GT também está ouvindo a comunidade, buscando saber de que maneira a Prefeitura pode fortalecer o apoio a seus talentos. Até o momento, a equipe da Superintendência diagnosticou a necessidade de instrução técnica para que esses produtos cheguem de fato aos consumidores.
Com foco no aumento da visibilidade dessas localidades, a Superintendência planeja realizar uma feira regional dos distritos na capital para que as raízes das comunidades tradicionais possam ser valorizadas e para gerar a circulação monetária nos distritos através da venda de seus produtos no distrito-sede. A ação está sendo articulada com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e outras pastas, além do Conselho Municipal de Direito da Mulher de Porto Velho.
Para o Superintendente Vinicius Miguel, "a ação busca fortalecer a sociedade civil organizada nesses locais, oferecendo apoio para organização do trabalho coletivo em cooperativas e associações, a fim de estimular o desenvolvimento econômico dos distritos e ampliar a renda das famílias ribeirinhas."
Fonte: SMD