Dia do Patrimônio Histórico Nacional

17/Ago/2021 - 10:34

Hoje, 17 de agosto, celebra-se o Dia do Patrimônio Histórico Nacional - data em homenagem ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e, também, um dos maiores responsáveis por sua criação, em 1937.

A Superintendência Municipal de Integração Distrital saúda não somente os profissionais e servidores que zelam pela preservação de nossa memória e identidade, mas também os voluntários locais dos projetos e programas de preservação do patrimônio, que tanto contribuem para que as comunidades onde vivem não tenham sua própria história relegada ao esquecimento.

Para o Superintendente Vinicius Miguel, temos um exemplo claro da importância da preservação do patrimônio histórico na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. "Enquanto cidadãos, temos que enxergar na EFMM uma chance única de preservar não somente a memória e história portovelhenses, mas a identidade de um povo que teve a coragem de ir além do que parecia humanamente possível, a um custo altíssimo em vidas. Isso não pode ser esquecido."