15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa

15/Jun/2021 - 18:53

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Censo 2010.

A fim de garantir o envelhecimento da população de maneira digna e saudável, é preciso trabalhar na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência. Além disso, é essencial que as novas gerações sejam educadas no sentido de assegurar o respeito e a boa convivência com pessoas de mais idade.

A Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital entende que o melhor caminho da prevenção está em educar e manter-se vigilante. Para isso, a população pode contar com a Central de Atendimento Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos. A ligação é gratuita, e o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Fonte: EBC