Superintendente Distrital se reúne com representante do Núcleo de Gestão Integrada Cuniã-Jacundá

04/Jun/2021 - 13:33

Na manhã de hoje (04/06), dando sequência à reunião recente com os representantes de associações extrativistas do Lago do Cuniã, o Superintendente Municipal de Integração e desenvolvimento Distrital, Vinicius Miguel, acompanhado pelo Chefe da Assessoria Técnica da pasta, Raimundo Castro, reuniu-se com o Chefe Substituto do Núcleo de Gestão Integrada Cuniã-Jacundá (NGI Cuniã-Jacundá), Cristiano Andrey Souza do Vale.

Na reunião, Cristiano Andrey detalhou o processo de emissão de licenças para o abate de jacarés na Reserva Extrativista Lago do Cuniã (Resex Lago do Cuniã), bem como as possíveis vias de obtenção do selo de inspeção sanitária. O chefe substituto do NGI também destacou a importância da renovação de tais licenças. "Há a necessidade da comunidade local de fazer funcionar o projeto, cuja cadeia produtiva funciona como fonte de renda e sustentabilidade econômica, além de ambiental."

Sobre o assunto, discutiu-se também a possibilidade do aproveitamento de efluentes e subprodutos desperdiçados do abate (como vísceras, carcaça seca, crânio, patas etc.)

Outra demanda da comunidade que foi tratada na reunião foi a reativação da fábrica de polpas de frutas e beneficiamento do açaí. Segundo Cristiano Andrey, o processo nesse caso é bem mais simples que a questão do abate de jacarés.

No encontro também discutiu-se a necessidade de reforçar as estruturas existentes na comunidade para armazenamento de água, algumas das quais foram instaladas pela Funasa há mais de 10 anos.

Com relação ao turismo, discutiu-se no âmbito do Plano de Manejo Gestor da Resex o Turismo de Base Comunitária (TBC), fruto de parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para o Superintendente Distrital, Vinicius Miguel, "a participação ativa da gestão municipal nas atividades da Reserva Extrativista do Cuniã reforça o compromisso da Prefeitura de Porto Velho de alavancar o potencial dos distritos e dar mais visibilidade às suas comunidades".