Carta do Superintendente

25/Mai/2021 - 08:00

Prezadas e prezados,

A pandemia não acabou.

É importante ressaltar isso.

Importante porque as informações desencontradas que nos são passadas pela mídia, pelas orientações do Ministério da Saúde — que muitas vezes parecem apontar na direção contrária da que devemos seguir —, pelas manifestações espúrias de figuras públicas em redes sociais… tudo isso nos faz erroneamente acreditar que este que é até agora o maior desafio deste século já acabou.

Infelizmente não é verdade.

Todos os dias ficamos sabendo de alguém que contraiu a infecção pelo novo coronavírus, de alguém que desenvolveu sintomas graves, que foi ou está intubado, ou, pior, de alguém que não teve a chance de ser internado, pois não havia vagas em leitos de UTI.

No âmbito do serviço público, nossa responsabilidade é ainda maior, pois somos a janela pela qual a comunidade enxerga o trabalho da gestão municipal. Quisera eu que o modo como nos comportamos dentro do órgão do qual fazemos parte refletisse apenas internamente, mas na era das redes sociais, combinadas a um vírus com alta taxa de transmissão e de alcance vertical como o Sars-CoV 2, tal assertiva é no mínimo ingênua.

Rogo todos os dias para que Deus nos dê a serenidade necessária e nos capacite para luta contra o vírus, mas tenho certeza que Ele não espera fazer o trabalho sozinho. Cada um de nós tem que fazer sua parte. Temos que nos proteger da melhor forma possível, fazendo uso de máscaras adequadas, higienizando as mãos e superfícies com frequência, evitando aglomerações, no âmbito público ou privado. Em última análise, temos que entender que não são apenas nossas vidas que arriscamos com comportamentos que fogem ao bom senso e desafiam as orientações baseadas em dados científicos sérios, mas as vidas de familiares e amigos, nossos e de terceiros.

Por essas razões, peço que atentemos todos às orientações já expressas anteriormente no âmbito desta Superintendência, e que tenhamos a consciência de que nossas ações têm impacto significativo fora de nossas esferas pessoais.

Porto Velho, 25 de maio de 2021.

Vinicius Miguel
Superintendente Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital