Superintendente Distrital se reúne com Superintendente do Sebrae

17/Mai/2021 - 11:24

Na manhã desta segunda (17/05), o Superintendente Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital, Vinicius Miguel, reuniu-se com o Diretor Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - RO), Daniel Pereira, acompanhado do Secretário Municipal Adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Gustavo Serbino.

Na reunião, o superintendente do Sebrae conduziu a apresentação do programa "Cidade Empreendedora e Inovadora" do Sebrae.

O programa conta com 10 eixos norteadores: Gestão Municipal; Lideranças Locais; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo; Inclusão Produtiva; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Cooperativismo e Crédito; Inovação e Sustentabilidade. Tais eixos estão alinhados com os eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

No âmbito da Superintendência Municipal, o foco da apresentação foi a perspectiva de implantação de Salas do Empreendedor nos distritos. As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). Nesse tipo de parceria, o Sebrae fica responsável pela capacitação do servidor municipal que realiza o atendimento na unidade, e pela caracterização do espaço.

A instalação de Salas do Empreendedor nos distritos é uma forma de dar suporte ao micro e pequeno empreendedor dos distritos. Para o Superintendente Vinicius Miguel, "estabelecer essa parceria entre a gestão municipal e o Sebrae é de vital importância para as comunidades mais distantes do distrito-sede, não apenas pela distância — que cria obstáculos para o deslocamento —, mas pela situação de pandemia que estamos vivendo. Menos deslocamentos desnecessários também se traduzem em mais segurança".